Talvez você esteja pensando em adquirir um tapete de crochê ou, se você já é crocheteira, em produzir um. Antes de começar, confira algumas dicas para facilitar o seu trabalho.
Primeiro, escolha o modelo. Existem diversos padrões de tapetes de crochê, desde os simples e retangulares até os mais elaborados, em forma de flores ou de animais. Pesquise na internet ou peça ajuda a uma amiga que já seja experiente no assunto.
Depois, escolha a lã. A escolha da lã é importante, pois ela vai determinar a resistência e a durabilidade do tapete. Opte por uma lã de boa qualidade, que seja macia e não irritante aos pés.
Para facilitar o trabalho, separe a lã em pedaços do mesmo tamanho. Com um barbante ou um fio de nylon, amarre os pedaços de lã um ao outro, formando um novelo.
Agora, é hora de começar a crochetar. Faça um gancho e prenda-o no primeiro ponto, puxando o fio de nylon até ficar bem esticado. Monte o ponto quadrado, prendendo sempre o gancho no mesmo ponto do quadrado anterior.
Continue crochetando, até completar a lateral do tapete. Quando chegar ao final, corte o fio de nylon e amarre as pontas.
Você pode encerar o seu tapete de crochê, para que ele fique ainda mais bonito e resistente. Basta passar uma camada de cera de abelha, com um pincel, sobre toda a superfície do tapete. Aguarde a cera secar e, em seguida, coloque com uma escova de cerdas macias.
Agora que você já sabe como fazer um tapete de crochê, escolha o modelo e comece a produzi-lo!
grafico de tapete de croche
Introdução
Tapetes de crochê são delicados e versáteis, podendo ser usados em vários ambientes. Há muitas maneiras de fazer um tapete de crochê, e este artigo irá ensinar-lhe uma maneira simples de fazê-lo.
Desenvolvimento
Para fazer um tapete de crochê, você vai precisar de:
– Um novelo de lã (gramas é suficiente)
– Uma agulha de crochê 3,0
– Um medidor
– Um barbante (0,5 metros é suficiente)
Comece fazendo um quadrado de cm de lado. O quadrado é baseado na medida da agulha de crochê. No seu primeiro ponto, coloque a ponta da agulha na primeira alça da meia volta, puxe a lã até a segunda alça e prenda com um ponto baixo.
Você deve tricotar 8 carreiras, cada carreira sendo constituída por 3 pontos altos. Na nona carreira, diminua 1 ponto – para fazer isso, tricote 2 pontos altos normalmente, mas no último ponto, puxe a lã até a segunda alça e prenda com um ponto baixo.
Tricote mais uma carreira, e diminua novamente 1 ponto. Tricote agora apenas 2 pontos altos em cada carreira. Ao terminar a carreira, você terá pontos.
Tricote 6 carreiras sem diminuições. Na sétima carreira, diminua 1 ponto – para fazer isso, tricote 2 pontos altos normalmente, mas no último ponto, puxe a lã até a segunda alça e prenda com um ponto baixo. Tricote agora apenas 1 ponto alto em cada carreira. Ao terminar a carreira, você terá 5 pontos.
Tricote 3 carreiras sem diminuições. Na quarta carreira, diminua 1 ponto – para fazer isso, tricote 2 pontos altos normalmente, mas no último ponto, puxe a lã até a segunda alça e prenda com um ponto baixo. Tricote agora apenas 1 ponto alto em cada carreira. Ao terminar a carreira, você terá 3 pontos.
Tricote 1 carreira sem diminuições. Na segunda carreira, diminua 1 ponto – para fazer isso, tricote 2 pontos altos normalmente, mas no último ponto, puxe a lã até a segunda alça e prenda com um ponto baixo. Tricote agora apenas 1 ponto alto em cada carreira. Ao terminar a carreira, você terá 1 ponto.
Agora você estará tricotando apenas 1 ponto em cada carreira. Complete o quadrado, finalizando com um ponto baixo na última alça.
Conclusão
Agora que você aprendeu como fazer um tapete de crochê simples, é hora de praticar! Dicas adicionais para fazer um tapete de crochê mais elaborado:
– Faça o seu tapete em um barbante mais grosso para que ele fique mais macio e aconchegante.
– Escolha lãs de cores diferentes para criar um tapete com mais personalidade.
– Use uma agulha de crochet maior (4,0 ou 5,para um tapete de crochê mais rápido e fácil de fazer.